Na Sala de Atividades, o Maternal II 33 brincou de construção com os blocos gigantes de espuma.
Casinhas, torres e pontes foram construídas pelas crianças .
" Que tal fazer uma torre baixinha e depois uma outra bem
mais alta? " - Incentivava a educadora que observava as comparações que as crianças faziam durante as construções.
No entanto, diante das interações, das trocas de conhecimentos e novas aprendizagens, o momento mais divertido da construção era poder fazer esta cair ao chão e reerguê-la novamente....
Assim, a brincadeira sempre podia recomeçar.
Brincando de casinha,
as crianças reproduzem diversas observações que realizam em suas famílias, no dia a dia.
Representam vários papéis sociais e dão asas a imaginação.
Tendo a sua disposição vários materiais impressos, as crianças são constantemente incentivadas a explorá-los: livros de literatura infantil, jornais, revistas, encartes, gibis....
E imitando as educadoras, as crianças brincam de contar histórias umas para as outras.
No espaço livre da garagem, o Maternal II 33 trabalhou com os jornais de uma forma muito divertida!
A turminha foi desafiada a realizar várias propostas desenvolvendo a coordenação motora ampla.
Vários comandos, muitos tentativas....
Acertos, erros e mais tentativas...
Colaboração: um aprendendo com o outro...
Sorrisos!!!
Letras no jornal e em todo lugar!!!
"Agora, estou aprendendo a traçar a letrinha inicial do meu nome."
No Maternal I 41, ao desenhar numa folha maior...
A criança tem mais liberdade de movimentos e é estimula a melhor explorar o espaço disponível.
E tende a desenvolver, gradativamente,
o grafismo...
Produzindo traçados variados e
formas cada vez mais enriquecidas.
formas cada vez mais enriquecidas.
Ainda para oportunizar novas experiências gráficas e estéticas,
As educadoras oferecem às crianças outros instrumentos capazes de produzir marcas....
E, surpresas, elas descobrem que o batetor de claras de ovos pode "carimbar" círculos de diferentes tamanhos numa folha, quando molhado na tinta.
Depois de algumas experiências, as crianças demonstram intimidade e confiança, ao sozinhas marcarem o papel.
Continuando a brincadeira com os círculos,
o Maternal I 41exercitou a coordenação motora ampla...
Pulando com os dois pés numa sequência de bambolês:
pulos mais baixos, pulos mais altos...
" Vamos pular, vamos pular, vamos pular...."
Em uma atividade extra, as educadoras assistiram a peça
" O Sapatinho Mágico ", no Teatro Ziembinski.
Apreciar um bom espetáculo,
refrigera a alma, faz sonhar,
pensar e
criar novas possibilidades
para educar os pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário