terça-feira, 13 de maio de 2014

Brincando e aprendendo no EDI...



Na Sala de Atividades, o Maternal II 33 brincou de construção com os blocos gigantes de espuma.


Casinhas, torres e pontes foram construídas pelas crianças .


" Que tal fazer uma torre baixinha e depois uma outra bem 
mais alta? " - Incentivava a educadora que observava as comparações que as crianças faziam durante as construções.


No entanto, diante das interações, das trocas de conhecimentos e novas aprendizagens, o momento mais divertido da construção era poder fazer esta cair ao chão e reerguê-la novamente.... 
Assim, a brincadeira sempre podia recomeçar.




Brincando de casinha, 
as crianças  reproduzem diversas observações que realizam em suas famílias, no dia a dia.
Representam vários papéis sociais e dão asas a imaginação. 


Tendo a sua disposição vários materiais impressos, as crianças são constantemente incentivadas a explorá-los: livros de literatura infantil, jornais, revistas, encartes, gibis....


E imitando as educadoras, as crianças brincam de contar histórias umas para as outras.


No espaço livre da garagem, o Maternal II 33 trabalhou com os jornais de uma forma muito divertida!

                                  Após procurar  imagens, cores, letras...


                                       


A turminha foi desafiada a realizar várias propostas desenvolvendo a coordenação motora ampla.



Vários comandos, muitos tentativas....

 
Acertos, erros e  mais tentativas...


Colaboração: um aprendendo com o outro...
Sorrisos!!!


Letras no jornal e em todo lugar!!!
"Agora, estou aprendendo a traçar a letrinha inicial do meu nome."

                                       

                                                             
                                       

No Maternal I 41, ao desenhar numa folha maior...


A criança tem mais liberdade de movimentos e é estimula a melhor explorar o espaço disponível.


E tende a desenvolver, gradativamente,
o grafismo...


Produzindo traçados variados e 
formas cada vez mais enriquecidas.



Ainda para oportunizar novas experiências gráficas e estéticas,



As educadoras oferecem às crianças outros instrumentos capazes de produzir marcas....



E, surpresas, elas descobrem que o batetor de claras de ovos  pode "carimbar" círculos de diferentes tamanhos numa folha, quando molhado na tinta.


Depois de algumas experiências, as crianças demonstram intimidade e confiança, ao sozinhas marcarem o papel.


Continuando a brincadeira com os círculos, 
o Maternal I 41exercitou a coordenação motora ampla...


Pulando com os dois pés numa sequência de bambolês:
 pulos mais baixos, pulos mais altos...
" Vamos pular, vamos pular, vamos pular...."



                       Em uma atividade extra, as educadoras assistiram a peça
" O Sapatinho Mágico ", no Teatro Ziembinski. 

                                                

                                Apreciar um bom espetáculo, 
                                refrigera a alma, faz sonhar, 
                                               pensar e
                                   criar novas possibilidades 
                                  para educar os pequenos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário