domingo, 3 de fevereiro de 2013

2013 no EDI Dona Lindu


 Sejam bem-vindos!


Janeiro de 2013
Ufa! Janeiro foi um mês trabalhoso, colocar a casa em ordem, manutenção do prédio, levantamento de brinquedos,materiais pedagógicos,tudo isso para que pudéssemos, esse ano, receber nossas crianças com uma estrutura linda.Todas as salas foram pintadas,foi feita a manutenção de todos os condicionadores de ar e na caixa d' água.





1º de Fevereiro 

Reencontro das educadoras e funcionários do EDI Dona Lindu.
Formação  dos grupamentos por turmas para 2013.
Maternal II 32

Maternal II 31

Maternal II 30

Maternal II 33

Maternal I 40

Berçário 50


Conhecimento de turmas e suas salas.
Temas que serão abordados na Reunião de Pais.
Planejamentos de Atividades para a Semana de Acolhimento e Adaptação.


04 de Fevereiro

  Arrumação do espaço para receber os alunos.

 Chamadinhas  :




    
  
  
  

Janelinha do Tempo.





 
Aniversariante do Mês



  
Cantinho da Leitura



  

  
  

Selecionamos o  poema Saber Viver de Cora Coralina para partilhar com todos os amigos do nosso EDI.  
A escolha não poderia ser mais oportuna para este momento de acolhida e adaptação das crianças.

Saber Viver




Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,

Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,

Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar


Receber os alunos e os responsáveis com muito carinho e disposição.


 Música para começar o nosso  1º dia de aula.
Rodinha

 Contação de História
 Blocos de Encaixe



 Atividades de Colagem

 Técnicas de Pintura
 O Berçário participou nas Atividades de Pintura

 Brincadeira Dirigida: Pescaria.
Brincadeira Livre


Parquinho

Confetes em papel crepom foi a alegria da turma.


 Trenzinho para a hora gostosa...

Lanche com a participação dos Responsáveis

Baile de Carnaval 


Mamãe escrevendo uma característica de seu filho.

 Registrando ideias: " Eu desejo para meu filho..."



No final do dia, as crianças levaram de lembrança uma viseira com a inscrição: 
Sejam  bem- vindos ao EDI!!

Um tchau bem aconchegante e carinhoso...



Volta às aulas

Entendemos que o período de acolhimento é  um cuidado inerente ao projeto educativo da instituição e um indicador de qualidade do serviço prestado.
Em nosso EDI,  o Acolhimento acontece entre os educadores, famílias e crianças. Hoje, não é mais um projeto e sim um processo, independente do grupo gestor ou educador que estejam na unidade.
 Isto é ótimo, pois dá uma segurança para todos!



Período de Acolhimento e Adaptação: 05 a 07 de Fevereiro


Apresentação da equipe de educadoras de cada turma.

ESTE ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL RESPEITA A CRIANÇA!
 
       Doze direitos da criança que todos os adultos deverão respeitar
                        Nossas crianças têm direito:
1.        À brincadeira
2.        À atenção individual
3.        A um ambiente aconchegante, seguro e estimulante
4.        Ao contato com a natureza
5.        À higiene e à saúde
6.        A uma alimentação sadia
7.        A desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão
8.        Ao movimento em espaços amplos
9.        À proteção, ao afeto e à amizade
10.     A expressar seus sentimentos
11.     A uma especial atenção durante seu período de adaptação ao EDI
12.     A desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.


 Pensando em valorizar cada vez mais o direito da criança à educação, selecionamos este vídeo para um momento de reflexão...

Vida Maria, uma animação do diretor Márcio Ramos


  




 Nosso EDI

                             Em nosso EDI, a criança tem direito à brincadeira individual, ao afeto, ao ambiente seguro e desafiante, à higiene, à saúde, à alimentação saudável, ao desenvolvimento das suas capacidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais, à convivência com  crianças de diferentes idades, à expressão de sentimentos e ao desenvolvimento de sua identidade cultural e racial.
                         Aqui, no EDI, por ocasião da inserção das crianças e famílias, é bastante valorizado o trabalho com a construção da identidade, buscando conhecer a história de cada família, respeitar as diferenças de sexo, raça, religião, bem como a identidade de cada grupo de crianças e funcionários.
                         Quem são os educadores e funcionários? Quais suas origens e  formação? Quais os passatempos prediletos?.
                         Quem são os pais? De onde vieram? Trabalham com o quê? Moram em que região da cidade? O que gostam de fazer? Qual é a comida predileta? Onde preferem passear?
                         Essas informações ajudam a pensar no nosso currículo: Quais são  as necessidades de cada faixa etária? O que vamos fazer com cada grupo de crianças? Quais brinquedos, objetos e livros devemos comprar? 
                         Para traduzir essa concepção, a organização do tempo e do espaço em  propostas para as crianças consideramos como sendo um dos eixos de trabalho a valorização da interação no processo de aprendizagem. A interação das crianças de uma mesma idade e de faixas etárias diferentes constituem-se em parcerias extremamente ricas ao desenvolvimento infantil, uma vez que propícia a troca de experiências, de pontos de vista e de valores.
                         Assim, dependendo da maneira como se concebe e se organiza os diferentes ambientes da, essas interações podem ocorrer com maior ou menor qualidade; com maior ou menor integração. Desta forma, os ambientes internos e externos do EDI são organizados possibilitando interações entre as crianças, promovendo autonomia com segurança. Também os objetos, jogos e brinquedos são pensados para os três módulos: distribuídos nas sala, pátios e jardins, ao alcance dos pequenos. A estruturação dos ambientes externos, hortas, plantas e parque com brinquedos, facilitam o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo das crianças.
                        Um outro aspecto de destaque é a construção da narrativa pela criança, pois auxilia no estabelecimento de um universo de referência e possibilita o acesso aos valores e ao modo de agir e de pensar de sua cultura. Assim, ouvir, ler e contar histórias de diversas formas são tarefas de todos os adultos que convivem com as crianças.                       Para tanto, envolvemos e desafiamos a criança em todos os momentos do trabalho. Para respeitar as diferenças individuais, organizamos nossa rotina possibilitando a criança escolher algumas experiências em diferentes momentos.
                         Finalmente, buscamos registrar e divulgar diferentes experiências das crianças com fotos, escritos e desenhos infantis. Todo esse material fica exposto em diferentes espaços e faz parte da memória da Proposta Pedagógica do EDI.





                                          

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