sábado, 22 de setembro de 2012

CONHECENDO O LUGAR ONDE VIVEMOS




EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DO CONHECIMENTO, NO EDI DONA LINDU


Mostra Itinerante sobre a passagem do tempo na Praça do Terço e a participação comunitária na integração do Centro de Cultura Digital Praça do Conhecimento com as comunidades do Complexo do Alemão. MEMORIAS é uma exposição-processo que reúne e divulga acervo sobre a história de vida dos moradores da Serra da Misericórdia.

APRESENTAÇÃO 

A troca de experiências e a divulgação das ações de Arte, Cultura, Formação e Tecnologia da Praça do Conhecimento foram privilegiados neste encontro, assim como objetiva-se a promoção do encontro comunitário, fortalecimento do respeito e desenvolvimento humano, a interatividade, colaboração e apropriação do bem cultural.



Nailton de Agostinho,
Coordenador do Centro de Cultura Digital




A exposição-processo MEMÓRIAS começou na Praça do Terço, em Nova Brasília, no Complexo do Alemão em 28 de abril de 2012.


Neste dia, o Centro de Cultura Digital Praça do Conhecimento amanheceu vestido por palavras: Respeito, Cooperação, Honestidade, Educação, Compromisso, Sabedoria Popular, Superação, Solidariedade, Oportunidade, Sustentabilidade e Dedicação.


Com a participação de alunos, artistas, educadores, pesquisadores, frequentadores, vizinhos e moradores de todas as idades do Complexo do Alemão, o Centro de Cultura Digital deu início ao encontro do passado da Praça do Terço com a história recente de criação da Praça do Conhecimento.

        Inaugurado em dezembro de 2011, o Centro de Cultura Digital Praça do Conhecimento é um espaço público aberto à participação comunitária e voltado para e valorização do ser humano e do território urbano das comunidades do Complexo do Alemão e da Serra da Misericórdia.
O Centro de Cultura Digital Praça do Conhecimento disponibiliza gratuitamente acesso a internet, jogos eletrônicos, cursos de formação em mídias digitais e novas tecnologias da informação e comunicação, oficinas, palestras, exibição de vídeos e atividades de educação, cultura, arte e lazer.  



Crianças pequenas raramente são perguntadas sobre como percebem o lugar onde moram. Trazer a público esse olhar é um dos objetivos da exposição estar em nosso EDI.
As fotografias evidenciam que a perspectiva das crianças tem muito a contribuir para a compreensão da realidade local e a construção de políticas públicas para esses espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário