sábado, 22 de setembro de 2012

A direção é a base de todo o trabalho no EDI

EDI Dona Lindu 

Sheila Carvalho - Diretora do Espaço de Desenvolvimento Infantil Dona Lindu no Morro do Alemão.




E quem dirige EDI Dona Lindu, no Complexo do Alemão, é a professora Sheila Carvalho. Há 19 anos lidando com educação infantil, dos quais 18 nessa mesma comunidade. “Durante esse tempo todo, foram muitas experiências traumáticas em função das lutas travadas pelo domínio do tráfico de drogas”, confessa Sheila. “Dirigir, de um tempo para cá, esse Espaço de Desenvolvimento Infantil no Complexo do Alemão, é um imenso prazer e ao mesmo tempo um grande desafio.”
Como gestora, Sheila Carvalho promove um atendimento educativo de qualidade, através de uma proposta pedagógica, baseada no atendimento da criança de forma integral. Ou seja, voltada para as suas necessidades físicas, psicológicas e educativas. “A nova proposta desse novo tipo de educação evidencia um grande avanço no reconhecimento da importância do atendimento à primeira infância”, esclarece a diretora, que também é responsável pela criação de um ambiente democrático exercido através de uma liderança que integra o EDI às famílias e à comunidade. Orientados pela SME, o EDI Dona Lindu foi estruturada para atender em um mesmo espaço físico a educação infantil, nas modalidades creche e pré-escola, voltando suas ações pedagógicas para crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Mas atualmente, só atende exclusivamente crianças até 3 anos e 11 meses, devido a alta demanda por vagas em creche.
Hoje, o EDI do Complexo do Alemão possui 7 professores de educação infantil para o atendimento pedagógico de 7 turmas, que recebem 172 crianças no total, em horário integral (de 7h às 17h). E ainda oferece o Programa Infância Completa (PIC) aos sábados, para crianças que ainda não estão matriculadas na modalidade creche, que fazem atividades enquanto suas famílias participam de rodas de conversa, onde são abordados temas relacionados ao desenvolvimento infantil. Com isso, o espaço acaba atendendo, no total, 263 crianças. “Me orgulho desta nova forma de ensinar, que nasceu das ideias de James Heckman. Um educador que, ao fomentar desde cedo o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, criou a melhor relação custo-benefício”, esclarece a professora. E ela vai além: “a permanência da criança em um EDI, durante toda a educação infantil, favorece o monitoramento do seu desenvolvimento e crescimento ao longo do percurso.”
Segundo Sheila Carvalho, esse novo modelo no EDI dona Lindu, como todos os outros espaços, possui sala de primeiros atendimentos, biblioteca infantil, materiais dispostos de acordo com a faixa etária para serem explorados em momentos livres, salas com cantinhos de livros visando diversas atividades relacionadas à leitura, grande espaço ao ar livre para lazer e computadores. E o mais importante: só possui educadores que passam por um concurso específico e periodicamente participam de jornadas pedagógicas para capacitação. Até os agentes auxiliares de creche precisam de capacitação própria.
Levando de forma determinada o seu desafio adiante, Sheila Carvalho está orgulhosa do trabalho que vem desenvolvendo no Complexo do Alemão e declara com toda firmeza: “com os EDIs os educadores podem criar uma base sólida para a alfabetização.”

Um comentário:

  1. Parabéns amiga pelo sue trabalho, me sinto orgulhosa por você. Beijos

    ResponderExcluir